Salvador da Bahia - Urbano Avesso

Salvador da Bahia - Urbano Avesso
Tudo está de cabeça pra baixo, mas quase ninguém percebe.

domingo, 2 de maio de 2010

Marasmo

Salvador, capital baiana, capital do povo que "já nasce com o saber ancestral". Mas que saber é esse? Que ancestralidade é essa? A pobreza ancestral? A violência ancestral? A desigualdade ancestral? Salvador está entregue a todos esses "saberes", mas é outra característica que chama a atenção daquele que vos escreve.

A população soteropolitana age da forma que todo típico político brasileiro aprecia. Mesmo diante de todas as adversidades que diariamente são enfrentadas e vistas pelos moradores da terceira maior e mais mais zoada capital do país, o povo não se move. Não só por causa do transito lento ou da ausência de calçadas dignas de serem usadas, mas pela simples falta de ânimo em se questionar, em cobrar e, principalmente, em reivindicar. Preguiça! A sociedade acostumada com o abuso, com o cinismo e com a omissão. A cidade inunda, barracos deslizam, a orla se faveliza e o patrimônio público se acaba. Enquanto isso Alphaville ganha mais uma luxuosa mansão: a casa do prefeito. E quem reivindica? Os barbeiros.

Andando pela cidade nota-se o descaso em todos os bairros. Nota-se a lentidão do poder público e a omissão da população. Ninguém faz, ninguém reclama. Ninguém. Zés Ninguém morrem em chacinas, esperando vaga nos hospitais, vítimas da violência e do descaso a espera de uma mudança. Mas nada tão importante e urgente como o carnaval, a parada Disney, a final do campeonato baiano, a cachaça pra esquecer os problemas. É meus caros. Enquanto não fecharem os bares, os prostíbulos e acabarem com as festas de largo, a o povo soteropolitano estará satisfeito porque saúde, transporte ,educação e segurança pública, são detalhes os quais a população pode tranquilamente viver sem. Maldito pão-e-circo!

Mãos na cabeça! Não porque começou o rebolation. É o desespero de quem não aguenta mais esse marasmo.

Eduardo Pinheiro.

3 comentários:

  1. PORRA!! MARASMO DO CARALIO! NINGUEM COMENTA NÃO !?!?? zoooaaa.. XDD
    Cara ....Estou Orgulhoso de ti !!!...
    serio...amei o texto.
    tem tudo a ver com o que eu passei eras pensando ... O maldito pão e circo... e a destruição Cultural ''Ancestral''....
    e tudo que eles fazem pe abaixar a cabeça feito ratos de laboratório em coma ...
    abraços ...do seu amigo revoltado ^^

    ResponderExcluir
  2. Cara concordo plenamente com tudo que foi dito, e digo mais:
    Lavo minhas mãos perante uma sociedade "que só pensa no seu próprio bico" e esquece do princípio ativo que todos somos filhos do mesmo PAI antes de tudo, onde moribundos são destacados por rede nacional durante 45 minutos do NOSSO TEMPO, pois já sabemos que nada irá mudar, será apenas mais um para esquentar a cadeira no SENADO, CÂMARA DE VEREADORES, PREFEITURA MUNICIPAL e demais encargos desprovídos do devido respeito que eles deveriam dar ao mesmo por conta da tamanha responsabilidade nas quais esse marasmo e toda sua utopia se encontra mediante o caos que aí está.
    Ass: Yuri Rodrigues Sena

    ResponderExcluir
  3. Perfeito!!!! Gostei do seu ponto de vista. Fico feliz por saber que uma mente tão jovem enxerga perfeitamente o que antigos governantes que estão aí há tempos nunca enxergaram - ou não quiseram enxergar!
    O futuro está nas mãos de jovens assim. Agora só resta arregaçar as mangas, sair do marasmo e nos tornarmos líderes, começando pelas pequenas coisas ao nosso redor.
    Você vai longe Dudu e eu sou sua fã de carteirinha. Beijocas!!!!

    ResponderExcluir